quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estamos em crise, mas não é por darmos uma moeda que vamos ficar pobres!

Hoje, por volta das 20h00m, estávamos nós a preparar-nos para jantar, até que começamos a ouvir um senhor e um rapaz a tocarem trombone (acho que era trombone), mas tocavam tão bem..
Em princípio até pensamos que fosse uma serenata (seria tão romântico), mas não, o rapaz olhava para os prédios e acenava às pessoas com a sua caixinha de esmolas. Mas visto o cenário, deu-me um aperto no coração que soube logo que queria dar uma moeda.
E assim foi, atiramos uma moeda, e o rapaz agradeceu para aí umas 20 vezes, cada vez que olhava para a nossa janela, agradecia.
Aquelas pessoas que se nota que estão mesmo necessitadas, a essas não me importo de dar.
Recordo-me que, em pequena, eu e a minha tia, sempre que íamos ao café levava-mos sempre dois pães com manteiga para um senhor que precisava, ele nem pedia dinheiro, pedia comida, até me dava pena.
Há dias fui à rua Santa Catarina, no Porto, e estava lá um senhor a desenhar num grande pedaço de papel, em cima dos paralelos, a imagem de Jesus Cristo, e ao lado num cartão dizia "Tenho fome!" - Meu Deus, como aquilo me deu um aperto no coração.
Agora ao escrever sobre este tema, vou deixar um vídeo que vi, e gostei:

Para quem não perceber muito de inglês, é assim:
O senhor tinha escrito no cartão "Sou cego, por favor ajudem-me!",
depois a senhora escreveu "Está um belo dia, e eu não consigo ver!",
quando, este, a questionou o que tinha escrito, ela disse
"Disse o mesmo, mas com palavras diferentes!"

Não custa nada ajudar!

3 comentários:

Palavra Já Perdida disse...

Sem dúvida. Gosto de ajudar quando sei que precisam.
Agora por exemplo, houve um senhor que me veio pedir uma moeda e eu não dei e ainda me insultou. Muitas vezes, por uns pagam os outros.

Megan disse...

PJP, é verdade. Temos de saber analisar.
Houve um que uma vez pediu dinheiro a uma senhora para comer, no entanto ela disse que ia com ele a um café e pagava-lhe o que ele quisesse comer, e ele "então assim já não quero", pois porque de certeza queria gasta-lo noutra coisa.

Rita Super-Mulher disse...

Se há uns anos os mais necessitados ainda contavam com as esmolas, acho que com esta crise que nos aperta a todos, nem com isso podem contar. Existe gente mesmo muito necessitada e à muito pouco a fazer :/