terça-feira, 23 de agosto de 2011

E os "burros" somos nós?

Ora pois bem, na altura dos exames nacionais, "bla bla,.. que houve imensas negativas, e os alunos isto e aquilo, devem estudar mais, bla bla".
Então vou dar-vos um caso, que me deixou um pouco parva. 
O meu irmão fez exame a inglês, cujo ele percebe mesmo muito, no entanto, na primeira fase do exame tirou 9, ele achou patética a nota, mesmo comparando com as correcções, então pediu uma reavaliação ao exame. Enquanto aguardava pela nota, fez também o exame da segunda fase, o qual a nota foi de 15.
Hoje ele foi saber a nota da reavaliação, a qual foi de 15 valores. Como é possível tirar um 9 e na nova correcção tirar 15???
Foi deixado em acta lá no liceu e tudo, não era para menos.
É ridículo, não me admira nada que tivesse havido tanta negativa.

7 comentários:

Shell disse...

Xiii... Nunca tinha visto uma subida assim tão gigante! E deve haver alunos que nem reapreciação pediram :x Ridículo mesmo! * beijinho

Rita Super-Mulher disse...

Sinceramente, acho que houve problema de ambas as partes: os examinandos e os correctores. Os alunos estão cada vez mais mal preparados para enfrentar os exames nacionais e, subsequentemente, o ensino superior. Eu vejo as diferenças entre ensino particular e privado. Eu andei num colégio privado e no mesmo ano que uma colega minha andava numa pública, ela não deu nem metade do que eu dei. Como é suposto fazer um exame igual para todos em que o nível de exigência é elevado? Por outro lado, os correctores devem andar com azia e corrigem como bem lhes apetece. No ano passado também pedi reapreciação de duas provas, as minhas provas de ingresso, e subi as duas e quem me reveu os exames disse que não encontrava ligação nos critérios com a correcção feita. Se isto não é andar a brincar com coisas sérias... Muito lindo!

Megan disse...

Shell, e todos os outros alunos que fizeram com ele, para aí mais uns 5 alunos, tinham tirado uma nota baixíssima por exemplo 6 e no entanto pediram reavaliação e subiram para 13 e assim.
Nunca vi nada assim.

Megan disse...

Rita, acho que tanto quiseram fazer, e mudar, e fazer alterações e colocar os alunos ainda mais à prova, que acabou sair uma grande porcaria.
Sim, é verdade que muitos alunos não vão preparados e que nem todos dão toda a matéria, mas só de imaginar a quantidade de alunos que tiraram negativa e que quem sabe se fossem corrigir pelo menos metade teria positiva.
É ridículo, porque eles parecem não querer saber, parece que andam a brincar.
Oh enfim.

S* disse...

Correcções erradas é coisa para me irritar.

Patrícia disse...

Eu já falei algumas vezes sobre isto e já disse que não devíamos generalizar porque maior parte das pessoas pensam que os alunos de hoje já não se esforçam e depois tiram péssimas notas e tal. Mas há casos destes em que os correctores são demasiado 'exigentes' nas correcções, para lá do que devia ser.

Ainda bem que ele pediu reapreciação.

Megan disse...

Patricia, sê bem-vinda!
Pois é.