segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Tudo nós.. tudo nós"

Quer estejamos no nosso país quer estejamos noutro, temos que falar a língua respectiva a esse país. 
Suponhamos que.. estamos cá em Portugal e um estrangeiro nos questiona algo, temos de responder na língua deles (se soubermos) porque eles não percebem nem sabem falar português. Se vamos lá para fora, para o estrangeiro.. temos de falar a língua deles.. porque eles não fazem o gesto bonito que nós fazemos... falar a língua da pessoa em questão, posto isto é bom sebermos falar a língua deles. 
Por um lado nem é mau.., porque é uma forma de articular as variadas línguas.. e ainda nos tornamos poliglotas (quem sabe). Mas mesmo assim.. acho injusto.
E lembrei-me de falar disto porquê?
Porque ontem vi o treinador do Braga (Domingos Paciência que estava em Espanha) a dar declarações a Jornalistas espanhóis.. ele respondeu também em Espanhol.. e eu disse:
Olha-me esta.. porque é que ele está a falar espanhol? 
Porque está em Espanha.
Pois mas.. os espanhóis ou outros (jogadores, treinadores, etc) quaisquer cá em Portugal.. não falam português.
|imagem - Adriana Lima|

16 comentários:

- Sílvia ♔ disse...

Sempre disse isso ...
Não tem lógica nenhuma, sermos nós a adaptarmo-nos e eles ...

Shell disse...

É bem verdade... Sempre que vamos lá fora temos que fazer um esforço mas quando cá vêm temos que fazer nós o esforço de os entender :x nhac nhac * beijinho

Marta disse...

É, há com cada coisa que é preciso ter lata.
Estamos sempre a inferiorizarmo-nos em relação aos outros paises. Era só o que faltava, se fosse comigo, era português e acabou-se a conversa. Ora esta lol

Copas disse...

Também vi e achei estúpido.
Em relação aos estrangeiros cá, tem dias em que respondo em português. Só porque me apetece. Mas é evidente que falar pelo menos em inglês, torna mais fácil a comunicação e não olham para nós com cara de parvos.

Megan disse...

Sílvia, eu também sempre pensei nisto..

Megan disse...

Shell, acredita.. temos que ser sempre nós. Mas pronto.

Megan disse...

Marta, acredita.. eles devem ter a mania :p

Megan disse...

Copas, inglês.. digamos que é a base.. e pronto inglês vá lá que não vá.. mas agora o resto, que falem português, inglês.. porque senão é só para meter nojo. E os avec's ..que são aqueles portugueses emigrantes na França (principalmente), esses ou falavam português ou então ninguém falava para eles.. era assim.

м disse...

acho que passa muito por uma questão de vontade. nós os portugueses somos dados a estas coisas, a ajustarmo-nos aos outros. os outros é que não ligam nehuma se falam portugues ou não. basta ver os jogadores que vêm para cá. raros são os que aprendem portugues. mas se um jogador portugues for para fora, vai aprender a falar a lingua desse país.

Daniela disse...

Concordo plenamente e isso irrita-me profundamente!

Megan disse...

M, pois é.

Eve, a mim também me irrita!

Rita Super-Mulher disse...

Sim, podia te dar para pensar noutra coisa mas não deixas de ter razão LOL

Megan disse...

Rita, mesmo.. penso em tudo :p

Unknown disse...

Sabes como é?
Em Roma...

Adiante :)
Eu vivo em Sintra e trabalho ao público. São muitas as vezes que preciso de dar indicações para locais ou explicar-me noutra língua no trabalho. Porem... Falem espanhol, francês, chinês ou alemão, eu falo sempre inglês. E quando não a sabem faço cara de desaprovação.

Sabes porquê?
Se não se dignam a saber a nossa nem a mundial, não merecem o nosso esforço. ;)

Megan disse...

Vasco, concordo. Só que se eles falassem inglês ou a nossa língua.. era uma coisa, mas cada um a falar na sua língua.. devem pensar que somos quem? Enfim.

Anónimo disse...

concordo com vce mesmo.