terça-feira, 25 de maio de 2010

PENSO que ele tenha uma certa razão!

"Pensar é estar doente dos olhos" - afirma Alberto Caeiro (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) - "Ver é compreender. Tentar compreender pelo pensamento, pela razão, é não saber ver".
"A sensação é a única realidade para nós (...), é preciso aprender a não pensar, libertando-se de tudo o que possa perturbar a apreensão objectiva e limpa da realidade concreta ...".
E se formos a ver, ele até tem razão. Por vezes martirizamos-nos ao pensar sempre na mesma coisa, ao pensar naquilo que não existe, ao pensar naquilo que apenas supomos. O pensamento dá-nos várias ideias, boas e más. Enquanto se vir-mos as coisas apenas como elas são, sem pensar, temos a certeza do que vemos, já o pensamento flui para várias situações que por vezes não têm nada haver (o que nos leva a ficar tristes, desencorajados e a "fazer filmes"..) é quase como se tentasse-mos prever o que está por trás (o que não conseguimos ver), mas ao tentar ver através do pensamento, estamos a pensar em coisas que não são a realidade.
"(...)Se eu pensasse nessas cousas,
Deixaria de ver as árvores e as plantas
E deixava de ver a Terra,
Para ver só os meus pensamentos ...
Entristecia e ficava às escuras.
E assim, sem pensar tenho a Terra e o Céu." Alberto Caeiro
Esta é a conclusão que tiro daqui.
"O homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais que a ruína e mesmo mais que a morte. O pensamento é subversivo e revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com instituições estabelecidas e com hábitos confortáveis. O pensamento é anárquico e indiferente à autoridade, descuidado com a sabedoria curada pela idade. (...)" Bertrand Russel
|imagem - Amber Valletta|

12 comentários:

A Loira disse...

Logo hoje que eu queria aprender a meditar.

Megan disse...

Vera, se foram pensamentos positivos, pensamentos apenas da realidade, nada para além disso :D
beijinho

Izzie disse...

Ele dizia, e quem sabe é ele. Não é a toa que é o mestre. Eu cá adoro

Megan disse...

Izzie, pois, ele, Fernando Pessoa, ao fim ao cabo ele é que "inventou" todos os heterónimos:
Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, ele fez vida própria para todos eles, mas claro que era ele, Pessoa estava por trás desses nomes.
Mas se formos a ver, Pessoa na sua poesia considera que a arte "é resultado da colaboração entre o sentir e o pensar", o poeta defende o pensamento.

Tanyloving disse...

Concordo com este texto a 100%
bj

Tanyloving disse...

É verdade concordo com ele, pensar é isolar-nos num mundo que não é o nosso, fazer-mos como disseste, Filmes na nossa cabecinha!
Pensar nunca é verdadeiro, como ver, pois o que vimos é o real!
Se estamos a ver, é porque é real, está a acontecer perante os nossos olhos.
Pensar é uma arte,mas que por vezes deixa-nos tristes e não nos deixa aproveitar o nosso presente, não nos deixa viver o presente, porque estamos sempre a pensar no futuro ou até no nosso passado!!!

Pensando bem, é melhor não pensar-mos muito :D:D:D

beijinho Megan
GMDT M.A.I

Megan disse...

Tanyloving, é exactamente isso.
Por isso não pensemos :D
beijinho

Megan disse...

Também gosto muito de ti amiga :P

Jacky Simionato disse...

Gostei muito deste texto.
E logo eu que vivo pensando e
sonhando, hauhauuahauhua...
eu não conhecia sei blog ainda,
gostaria muito que vc visitasse o meu =D
e se gostar me siga, ficarei muito feliz! beejo":"

ps: estou seguindo

Megan disse...

Jacky Simionato, seja bem-vindo (:
Pois eu também penso muito, até demasiado (o que por vezes me deixa triste), por isso é melhor não pensar :P

Vou dar uma vista d'olhos (:
Obrigada! Beijinho

Anónimo disse...

dificil nao pensar
nao pensar é nao qerer ver a realidad...
por vezes qeria n pensar !!!

beijinho Megan

estes textos do Caeiro dao nos cabo da cabeça xD

Megan disse...

[Que]Nina, por vezes também queria não pensar!
Ai se dão, troca-nos as voltas todas.
beijinho